Advogados criam Instituto de Direito da Construção

São Paulo - Um grupo virtual para discussões, nos moldes do Comitê Brasileiro de Arbitragem (Cbar), uma revista periódica, um congresso anual e comitês para tratar de assuntos setoriais, tais como: Project Finance, Dispute Board, Arbitragem, Mediação, Ética, Óleo e Gás, dentre outros, é o resumo do modelo aplicado ao Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC), a ser instalado oficialmente no mês de setembro (2011), em São Paulo.

“O primeiro grande projeto que pretendemos iniciar é a formação de um grupo de estudos, composto de juristas e engenheiros, para criar modelos de contratos que atendam ao mercado brasileiro, nos moldes do que fez a International Federation of Consulting Engineers (Fidic) em prol das obras internacionais”, explica o primeiro presidente do IBDiC e sócio da área de infraestrutura do escritório L.O. Baptista Advogados, Fernando Marcondes.

Marcondes diz que o instituto nasce com a proposta de ouvir todos os elos da cadeia da construção, desde os bancos financiadores, passando pelos grandes contratantes e chegando às construtoras, fabricantes de equipamentos, montadoras, empreiteiras e consumidores.

“Desde que lançamos a ideia fomos aceitos e procurados pelos escritórios de advocacia e por grandes empresas do setor, o que nos garantirá uma bela representatividade. Já aderiu à iniciativa perto de uma centena de profissionais dos setores jurídico, de engenharia e de negócios da construção e empreendimentos imobiliários”, comemora Marcondes, que preside a diretoria do IBDiC ao lado de Luiz Fernando Alongi (vice-presidente) e Cláudio Dall'Ácqua, Paulo Valois e Rodrigo Bicalho (diretores), além de conselheiros.

A cerimônia de fundação do instituto acontece no dia 14 de setembro (2011), no auditório da Editora Lex Magister, na cidade de São Paulo.

Fonte: R7

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...