Dicas de ouro para potencializar suas vendas no varejo

Atualmente, muitas empresas (até mesmo de grande porte) cometem erros fatais ao ignorarem pequenos ajustes em sua gestão e marketing

Pensando no pequeno e médio lojista, vou elencar algumas dicas básicas, porém necessárias para o bom andamento da empresa e projeção de suas vendas.

Atualmente, muitas empresas (até mesmo de grande porte) cometem erros fatais ao ignorarem pequenos ajustes em sua gestão e marketing, deixando vaga uma imensa lacuna para novos entrantes no mercado, seja uma loja ou uma marca, que buscam pelo aperfeiçoamento da gestão e do marketing, conquistando pouco a pouco novas fatias do mercado.

1. Cuide de sua logo: O logotipo é o sorriso de sua loja ou marca. Um logotipo bem elaborado, claro e de acordo com o perfil da empresa, é mais bem percebido pelos consumidores. Descarte de vez tentar fazer você mesmo ou contratar o “sobrinho do amigo que mexe com programas de edição gráfica”.

Você trataria os seus dentes com alguém pelo fato de apenas saber mexer com uma broca, por exemplo?

2. Alinhe seus materiais de comunicação: Com uma logo bem elaborada, é hora de “sorrir para os consumidores”, desta forma, é preciso preparar itens como: Fachada, cartão de visita, sacolas, displays internos, sinalizadores, enfim, todos os materiais de merchandising que forem utilizados.
Segundo uma pesquisa realizada pela Veronis, Suhler & Associates, aprendemos 1% pelo paladar, 1,5% pelo tato, 3,5% pelo olfato, 11% pela audição e 83% pela visão. Assim podemos concluir que a percepção visual é extremamente importante para marcas e lojistas.

3. Tenha sempre uma boa vitrine: A vitrine é responsável diretamente em média por 74% das vendas. É um marketing imediato, pois o cliente está frente a frente com o produto, que terá em média 5 segundos para tomar a decisão de entrar ou não na loja.  Desta forma, uma vitrine com excesso de informações, que obriga o consumidor a pensar demais, pode ser um desastre e afastar o cliente, bem como uma vitrine pouco interessante e estimulante.
O ideal é construir um planejamento para trocas periódicas de vitrine, seguindo o calendário de varejo e de acordo com o perfil do consumidor da região.

4. Planeje a área de vendas para induzir o consumo: Após o consumidor entrar na loja, esta tem por obrigação estar bem organizada, caso queira aumentar a possibilidade de efetivar a venda, e uma boa estruturação da área de vendas pode induzir e estimular o consumidor a comprar.
Destacar produtos promocionais e lançamentos, utilizar iluminação que realcem os produtos, montar ilhas com produtos em destaque, utilizar as combinações corretas de cores e objetos, induzir o fluxo interno da loja para locais/produtos estratégicos, são alguns dos exemplos de organização da área de venda que induzem e potencializam as vendas.

5. Proporcione o bom atendimento: Antes um diferencial, hoje uma regra. Todo negócio que deseja manter uma boa carteira de clientes, deve acima de tudo proporcionar um bom atendimento. Há uma extensa reincidência de situações em que a venda é concluída devido ao atendimento prestado, e não pelo produto em si. Desta forma, é extremamente importante o treinamento das pessoas que farão o contato direto com o consumidor, pois eles serão os responsáveis diretos pela venda ou desistência.

6. Estruture uma política de marketing de relacionamento: Conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais caro que manter um cliente antigo. Desta forma, contratar um profissional para estruturar uma política de marketing de relacionamento está longe de ser um investimento pesado, pois é desta forma que muitos empresários pensam. Esta estruturação reduzirá o investimento com ações para atrair novos clientes, aumentará o ticket médio das vendas, pois conhecendo cada vez mais seus clientes, saberá de forma assertiva estimular o consumo, expandirá a publicidade via boca a boca, pois um cliente fiel tende a falar bem de sua empresa para o seu circulo de contatos, entre outras vantagens.

A estruturação de uma política de marketing de relacionamento deve começar inicialmente pela construção de um banco de dados, onde constarão informações de cada cliente, como dados pessoais, dados de compra, como periodicidade, ticket médio, produtos adquiridos, entre outros. A partir destas informações poderá ser trabalhado o marketing de forma dirigida e individual, baseado nas informações de compra de cada cliente, desta forma, alinhando a assertividade das ações, evitando o desperdício de energia e dinheiro com ações incertas e maximizando as vendas.

Vamos colocar a mão na massa, deixar de lado alguns medos e orgulhos e iniciar o processo de profissionalização de sua empresa?

Por: Eduardo Pizzetti

http://www.facebook.com/edupizzetti

Fonte: Administradores

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